Atividades

O Colégio Monte Castelo realiza diversas atividades visando o desenvolvimento do senso crítico, da autonomia e da solidariedade. Dentre elas, destacam-se:

 

Assembleia – A Assembleia é um  espaço de exercício democrático. Os alunos reúnem-se uma vez por mês para discutir propostas e a resolução de problemas do cotidiano escolar. Acreditamos que os alunos devem acostumar-se desde cedo a exercer seu direito de livre expressão e participação política.

“A Democracia de amanhã se prepara na Democracia da Escola.” (Célestin Freinet)

Monitoria – A Monitoria é um setor da escola onde o aluno tem a oportunidade de colocar seu conhecimento em determinada disciplina a serviço dos demais. Acreditamos que, dessa forma, além de favorecermos um melhor aprendizado, incentivamos nossos alunos à construção de uma cultura de colaboração mútua.

“De nada adianta ser luz, se não iluminar o caminho dos demais!” (Walt Disney).

Extensão Cultural – A Extensão Cultural permite aos alunos a permanência, uso e apropriação do Espaço Escolar no período oposto ao regular. Neste período, os alunos realizam e propõem atividades voltadas para o desenvolvimento cultural deles próprios e da comunidade escolar.

“A Cultura, sob todas as formas de arte, de amor e de pensamento, durante milênios, capacitou o homem a ser menos escravizado.” (André Malraux)

Olimpíadas – As Olimpíadas ocorrem durante todo o ano letivo e incentivam os alunos não só à prática esportiva, como também a campanhas solidárias e desafios culturais. Nós acreditamos que o esporte é uma importante ferramenta para a formação da cidadania, a educação dos valores humanos e a consolidação de uma cultura de paz.

“A arte e o esporte têm o poder de mudar o mundo, de unir pessoas e podem criar esperança onde antes só havia desespero. São instrumentos de paz muito mais poderosos do que governos”. (Nelson Mandela)