Educação Infantil

Áreas Educacionais

A Educação Infantil oferece espaços seguros e afetivos, que estimulam o desenvolvimento integral dos alunos e oferecem oportunidades para a interação e a participação em variadas situações de aprendizagem.
Para desenvolver capacidades e criar condições para essa aprendizagem, a fundamentação pedagógica divide-se em áreas de atuação, de acordo com objetivos específicos:

Linguagem:

Desde pequenas as crianças buscam formas para interagir com o mundo. Inicialmente procuram explorar tudo o que está ao redor, expressam sentimentos, ideias e pensamentos por meio de comportamentos impulsivos, característicos da idade. Aos poucos percebem a necessidade de adequar os gestos às situações e, assim, passam a planejar e antecipar as ações.
A Área de Linguagem possibilita-lhes estabelecer relações consigo, com as outras pessoas, com a imaginação e com a cultura. Em consequência, ampliam a forma de sentir e pensar sobre o mundo em que estão inseridas. As propostas dessa área são divididas em quatro grandes eixos, que envolvem diferentes formas de Linguagem:

Expressão Oral

Desenvolve as capacidades comunicativas por meio da experimentação da linguagem, no cotidiano, em contexto no qual as crianças comunicam intenções, ideias, fazem intervenções, argumentam, compartilham informações e atribuem significados a palavras e textos.

Expressão Escrita

Por meio do contato com diferentes formas de literatura, as crianças compreendem o aspecto funcional da comunicação escrita e, a partir dessas vivências, demonstram interesse e curiosidade, levantam hipóteses e adquirem consciência gradativa das características formais da linguagem escrita. Nesse processo de idas e vindas acontecem os “erros” tão necessários e inerentes ao processo de aquisição da linguagem escrita.

Expressão Artística

Esse eixo é subdividido em três áreas de atuação:

Música: integra a linguagem musical ao contexto educacional, desenvolve a Percepção Auditiva e a Expressão Musical. Oferece às crianças oportunidades de vivenciar e refletir sobre diversas questões musicais, como a subjetividade dos sentimentos diante das produções artísticas, os conhecimentos sobre diferentes gêneros, as qualidades expressas pelo som, dentre outras, num exercício sensível e expressivo.

Artes Visuais: proporciona manipulação, exploração e utilização de diferentes materiais; desenvolve imaginação, expressão da sensibilidade e capacidades estéticas. O contato com obras de Arte e seus produtores propicia o aprofundamento das possibilidades e a elaboração de representações e construções artísticas cada vez mais elaboradas.

Teatro: por meio de atividades que desenvolvem espontaneidade, imaginação, criatividade, percepção e observação, esse eixo objetiva estimular as crianças a extravasa sentimentos e descobrir limites. Ao representar papéis, as crianças desenvolvem a linguagem oral e aprendem a expressar-se por meio da linguagem corporal. Essas atividades favorecem o conhecimento de si e do outro.

Raciocinio Lógico Matemático

Esse eixo potencializa e adapta as situações cotidianas que permitem às crianças: relacionar e organizar o pensamento e o raciocínio lógico; além de situar-se e localizar-se espacialmente. Propicia a exploração de “situações problemas”, às quais as crianças, desde cedo, atribuem significados e estabelecem relações com base em observações, experiências e ações sobre elementos de seu ambiente físico e sociocultural. Por meio desse processo, desenvolvem, ainda, as capacidades de generalizar, analisar, sintetizar, formular hipóteses, deduzir, refletir e argumentar.

Movimento

O Movimento constitui-se em uma das principais formas da criança (e do adulto também) interagir. Assim como ocorre a adequação da linguagem verbal, as crianças, pelo movimento, passam a adequar gestos a intenções e necessidades, de acordo com as circunstâncias. Nesse processo de amadurecimento, aperfeiçoam os movimentos, passam da preensão (típica nos bebês) a: locomoção, exploração, manipulação, e finalmente à coordenação da visão com os movimentos do corpo.
A Área de Movimento tem como objetivo propor desafios, por meio de diferentes propostas inseridas em outras áreas de atuação, em busca do desenvolvimento da precisão e do domínio dos movimentos corporais.

Meio Ambiente

Desenvolve a capacidade de investigação, pesquisa e elaboração de hipóteses por meio da interação com o meio. Diante das propostas dessa área, os alunos percebem-se integrantes de grupos socioculturais, vivenciam diversificadas experiências e interagem num contexto de conceitos, valores, ideias, objetos e representações sobre os mais diversos temas pertinentes ao mundo social e natural.

Interligação das áreas
Os objetivos e os conteúdos de cada área pedagógica são compreendidos como instrumentos para analisar a realidade, portanto não se esgotam em si. São inseridos, desenvolvidos e relacionados em projetos coletivos de forma integrada, para que as crianças possam enriquecer a percepção e compreender a complexidade do que a rodeia.
Tarefas de Casa

As tarefas representam um meio de os alunos expandirem para casa os conhecimentos vivenciados anteriormente na escola ou vice-versa. Objetivam desenvolver autonomia e responsabilidade. São enviadas por meio de propostas gráficas na Apostila ou pesquisas, sempre que houver necessidade, com comunicado que explica os objetivos e indica os prazos para retorno.

A Proposta Educacional das Unidades Meu Castelinho respeita o indivíduo, assim como as características de cada grupo; portanto a metodologia aplicada em sala de aula é dinâmica e busca contribuir para a formação integral dos alunos, tornando-os atuantes e, a cada dia, mais autônomos.

O desenvolvimento de projetos oportuniza: a observação, a reflexão, a busca por informações, a interpretação, o levantamento de hipóteses, o confronto de ideias, a análise, dentre outras capacidades essenciais para toda a vida.

Cozinha da Tia Anastacia 01

Projetos Permanentes

Clube da Leitura

“O desenvolvimento do interesse e hábito da leitura se faz num processo constante que se inicia com a família, reforça-se na escola e continua ao longo da vida…” (Cagneti).

No Meu Castelinho, os alunos têm acesso a diversos materiais gráficos em seu cotidiano. Para oferecer às crianças mais contato com a leitura e com a diversidade de materiais fora da escola, foi criado o Clube da Leitura com o intuito principal de incentivar o hábito da leitura em casa e com os familiares.

Como funciona?

Às sextas-feiras, os alunos escolhem um livro na Biblioteca da escola, levam para casa dentro da pasta do Clube da Leitura e devolvem na segunda-feira seguinte. Em sala de aula são realizadas atividades variadas, relacionadas a esse programa, principalmente para desenvolver capacidades relacionadas a área de Linguagem.

As classes de Azul e Vermelho utilizam o Clube da Leitura quinzenalmente; e as classes de Laranja e Verde, semanalmente.

Reciclagem

O Meu Castelinho é instituição educacional que visa a formar seres humanos autônomos, que pensam sobre o conhecimento, portanto não poderia deixar de desenvolver um projeto que trata dessa causa tão importante em nossa sociedade: o lixo.

Acreditamos que o início desse processo é a conscientização sobre a limitação dos recursos. Assim, no cotidiano são planejadas atividades que oportunizam o desenvolvimento de valores e atitudes, sempre em busca da melhor qualidade de vida para todos.

O contato com a natureza: Animais, Plantas e Culinária

Vinculados aos muitos temas do Meio Ambiente são abordados diariamente os cuidados com plantas e animais e a importância da alimentação saudável. Os alunos do Meu Castelinho plantam verduras, ervas e legumes, cultivam e depois colhem para aproveitar nas atividades de culinária. Assim, vivenciam a importância do cuidado com o Meio Ambiente, uma vez que dele vem o alimento necessário à vida, o que contribui ao estímulo para a alimentação saudável.

  Plantio………………………………….      Cultivo     ………………………………..  Culinária

Campanhas

A Escola Meu Castelinho e o Colégio Monte Castelo têm como um de seus objetivos a formação de indivíduos mais humanos e capazes de transformar a realidade. Nesse contexto acontecem as Campanhas Solidárias, que sempre compõem os projetos da escola e oferecem oportunidade para que os alunos vivenciem diversos valores, como: solidariedade, tolerância à diversidade, desprendimento, dentre outros.

Conheça a Campanha atual (clique e abra a Campanha Solidária)

Clube da Leitura

Projetos Grupais

Os temas partem de necessidades e/ou desejos das turmas, e o professor assume o papel de mediador, ou seja, viabiliza e organiza as etapas de trabalho.

Para obter mais informações sobre os Projetos Grupais acesse (link para Área do Aluno):

Unidade I – Itacema

Unidade III – Cunha Gago

Distribuição de Classes

Os grupos são organizados por idade, condições socioemocionais e amadurecimento pedagógico. A partir da observação constante e individualizada das crianças nesses aspectos, podem ocorrer alterações no mesmo ano ou no subsequente, de acordo com o desenvolvimento.

 

 

Cursos Educação Infantil – 2013

A Escola Meu Castelinho oferece cursos artísticos e esportivos para crianças a partir do grupo Amarelo.
As Áreas de Linguagem, Movimento e Artes (Plásticas, Musicalização e Teatro) estão inseridas nas propostas pedagógicas de cada período, dentro do Currículo, como “ferramentas” de aprendizagem, entretanto a escola oferece cursos específicos para aprofundar conhecimentos e tem como objetivo geral desenvolver capacidades relacionadas a essas áreas, com profissionais especializados.
A escola oferece também algumas opções de cursos extras/parcerias.

Cursos Curriculares
Judô
Nessa aula as crianças aprendem movimentos que ajudam a desenvolver a coordenação psicomotora, os reflexos e o respeito ao colega.
Balé e Expressão Corporal

Através de atividades lúdicas e imaginativas as crianças gradativamente  aprendem a controlar o corpo, ter mais coordenação e desenvolver o ritmo. As aulas acontecem uma vez por semana por 30 minutos

Inglês – Learning Fun
Por meio de brincadeiras e músicas as crianças têm a oportunidade de entrar em contato com a língua inglesa de uma forma divertida!
Educação Física
Além de brincadeiras corporais, a aula de Educação Física proporciona a iniciação esportiva com a familiarização gradativa de algumas modalidades, bem como suas regras.
Teatro
Por meio de jogos simbólicos, propostas de representação de personagens e dramatização de enredos, as crianças aprendem a expressar-se por meio da linguagem cênica.

Oficina de Artes Visuais

A partir do Vermelho, os alunos participam de propostas e, por meio de linguagem lúdica, conhecem a vida, as técnicas e as principais obras de artistas plásticos. Durante as oficinas, os pequenos aprendem a interpretar as produções artísticas, a fazer releituras e a criar obras, a partir dos conhecimentos construídos.

Musicalização
A música colabora no desenvolvimento dos processos de aquisição do conhecimento, sensibilidade, criatividade, sociabilidade e gosto artístico. Com brincadeiras e histórias musicais, além de ensinar, as aulas divertem as crianças.

Cursos Extra Curriculares

Oficina Bilingue – Learning Fun

A Oficina Learning Fun, curso de Inglês para crianças dentro da Escola Meu Castelinho, oferece, além de aulas regulares, curso complementar fora do horário pedagógico dos alunos.
A metodologia utiliza material concreto, fantoches, livros de histórias, cartões, jogos, música, arte e culinária. Toda essa diversificação torna o método divertido e motivante.
Traga seu filho para o Learning Fun! Porque inglês, quanto mais cedo, melhor!

Capoeira

Nas aulas de Capoeira, a criança familiariza-se com a imagem do próprio corpo, amplia diferentes qualidades físicas e dinâmicas do movimento e aprende a adequá-lo ao ritmo da música.

Futebol
Nessa aula as crianças aprendem movimentos que ajudam a desenvolver a coordenação psicomotora, os reflexos e o respeito ao colega. As regras e a prática do jogo são introduzidas gradativamente

Natação

Nas aulas de natação infantil, as crianças se divertem com os amigos, enquanto aprendem a nadar.
As aulas de natação acontecem em escolas de natação especializadas próximas às unidades de Educação Infantil
Clique aqui para mais informações:

- Cursos Unidade Itacema
- Cursos Unidade Cunha Gago

Eventos

Os Eventos possibilitam aos alunos o envolvimento com projetos, temas e propostas educacionais. Podem acontecer nos horários de aulas (somente com os alunos) ou prever a participação da família, com o objetivo principal de integrá-la aos projetos educacionais.
Aniversários


 
Aniversários

O aniversário na escola, apesar de ser um dia especial, deve preservar a dinâmica social do grupo em que o aniversariante está acostumado a conviver. Por esse motivo a festa será somente para os alunos da escola, e a família não poderá participar. Os irmãos dos alunos que estudam na mesma unidade, dependendo da atividade programada para sua classe, podem ser chamados na hora do “Parabéns”.
Se os pais organizarem festas de aniversários, após o horário da aula e levarem os colegas da turma, devem enviar os convites com explicação sobre o evento e anexar autorização para a saída dos alunos. Nesse caso, a rotina não possibilita troca de roupas dos alunos que forem convidados.

Orientações específicas para festas na escola:

Dia da Surpresa

Para atender as necessidades da faixa etária e, ao mesmo tempo, organizar o cotidiano, a Escola estabelece as sextas-feiras como o “Dia da Surpresa”, no qual os alunos podem vir sem uniforme e trazer um objeto para mostrar, brincar e compartilhar com os colegas. Geralmente promoções, excursões, comemorações e eventos internos também acontecem nesse dia.

Observar:
a) O objeto deve ser identificado com o nome da criança.
b) Não enviar objetos valiosos, pois a Escola não pode responsabilizar-se pelo extravio ou quebra.
c) Evitar que a criança traga brinquedos ou qualquer objeto, em qualquer outro dia.

Estudo do Meio – Passeios Culturais

Tem como objetivo a vivência e a prática dos alunos com temas mencionados na escola para a construção de aprendizado significativo; bem como a experiência da criança de estar em outro ambiente e enfrentar um novo desafio social de autonomia e independência.

Mostra de Trabalhos e Exposições

Acontecem ocasionalmente, sempre que há produção gráfica em relação aos projetos coletivos. Nessas ocasiões os pais são convidados a participar das produções artísticas e apreciá-las nas exposições.
Esses momentos são de grande importância para o desenvolvimento da autoestima positiva da criança e a vivência em relação ao valor das próprias produções.

Apresentações Artísticas

Elas acontecem geralmente no fechamento do ano e reúnem em uma única apresentação artística o resultado dos projetos de todos os grupos. Por meio do Teatro, Dança e Música, os alunos apresentam a pais e familiares algumas descobertas significativas do ano.
A presença dos pais nesses momentos também é de suma importância para a efetivação da parceria entre a família e a escola.

Eventos Esportivos

Geralmente acontecem no final do ano e têm como objetivo aproximar as famílias do desenvolvimento dos alunos nas áreas esportivas.

Eventos Culturais

Tem como principal objetivo aproximar pais e familiares do cotidiano da escola, além de ser uma grande oportunidade de os alunos compartilharem com eles suas descobertas e aprendizagens.

Eventos Sociais

Tem como objetivo a integração da comunidade escolar e possibilita a efetivação das relações afetivas, já que a amizade é um dos valores focados pela escola.

Conheça aqui os Eventos previstos na Agenda do ano:

Unidade I – Itacema
Unidade III – Cunha Gago

Curso de Férias

Nas férias (julho, dezembro e janeiro) a escola oferece aos alunos de 2 a 6 anos o Curso de Férias com programação totalmente diferenciada.

Para que as crianças sintam-se em férias, são planejadas atividades recreativas, brincadeiras, passeios e propostas exclusivas (como banho de esguicho).

Nesse período, os alunos podem trazer brinquedos diariamente e não precisam usar uniforme (exceto nos dias de passeio). Informações e inscrições na secretaria.

Processo de Adaptação

O ingresso na escola representa um momento muito importante na vida da criança. A partir dele “abrem-se as portas para um novo universo” até então desconhecido.
Em processo gradativo e imprevisível, familiarizar-se com esse novo ambiente envolve o sentimento da criança e dos pais, o que influenciará na duração da adaptação.
O Educadores, responsáveis por essa adaptação, observam a personalidade, o modo de ser, sentir e pensar de cada criança, para inseri-la cautelosamente no ambiente.
Do ponto de vista da criança, ao mesmo tempo em que existe a vontade de “aprender a voar” (o que é muito importante para sua socialização e independência), ela percebe que estará menos tempo com a mamãe (com quem esteve até o momento) e consequentemente “longe” da segurança da família.
Os pais, os profissionais do “Meu Castelinho” e até mesmo o pediatra devem estar atentos, nesse momento, para propiciar segurança e amenizar as angústias da criança, que poderão ser expressas de diversas formas.
Nesse sentido, é essencial que os pais estejam seguros quanto à escolha do “Meu Castelinho” e, na medida do possível, estejam disponíveis para dar apoio, participar e tornar esse momento o mais prazeroso possível.

Seu Filho ao Vivo

Com o objetivo de aproximar os pais do dia-a-dia de seus filhos, o projeto de Web Cam “Seu Filho ao Vivo” está disponível nas unidades da Educação Infantil. Os pais acessam esse serviço através de uma senha segura e exclusiva fornecida pelo Pátio Virtual (empresa responsável pelo monitoramento Via Internet). A senha chegará via email até uma semana após a matrícula; caso isso não ocorra, favor entrar em contato com a secretaria da escola.

Câmeras disponíveis:

 

Meu Castelinho – Infantil (Unidade I)

 

 

Playground                                                                            Pátio

 

Meu Castelinho – Infantil (Unidade III )

 

Os horários de playground de cada grupo estão disponíveis na área do aluno.

Para ter acesso às câmeras da unidade I clique aqui (restrito para pais de alunos)

Para ter acesso às câmeras da unidade III clique aqui (restrito para pais de alunos)