06
MAR
2018

Circular 05/2018 – INFORMATIVO: PROCESSO DE AVALIAÇÃO – COLÉGIO MONTE CASTELO

Circular 05/2018

INFORMATIVO: PROCESSO DE AVALIAÇÃO – COLÉGIO MONTE CASTELO

Introdução

Com base nos princípios que norteiam a prática pedagógica do Colégio Monte Castelo e visando um melhor aproveitamento no processo de ensino-aprendizagem, o presente documento expõe o formato de Avaliação do Ensino Fundamental e do Ensino Médio que contempla os Princípios e Filosofia do nosso colégio.

Avaliação Numérica e Média para Aprovação

O sistema de avaliação do CMC é apresentado em números, visando maior critério, precisão e transparência no processo de avaliação e na construção da média do aluno.

Para ser aprovado sem necessidade de recuperação, o aluno deverá atingir média mínima de seis pontos.

A Avaliação é Trimestral, com todos os trimestres tendo o mesmo peso. Sendo assim, para ser aprovado de forma direta, sem necessidade de fazer Recuperação Final, o aluno deverá atingir pelo menos um total de 18 pontos ao término dos três trimestres (Média Anual de seis pontos).

1º Trim. + 2º tri + 3º Tri

Média Final = _________________________

3

Composição dos Resultados:

O aluno é avaliado em todos os momentos, sobretudo porque faz parte de um todo com características físicas e emocionais além das cognitivas. Fique atento ao nosso Processo de Avaliação.

A nota do aluno será constituída por quatro colunas: Av1, Av2, COPEA e PA.

Somando os valores das quatro colunas, teremos onze pontos. No entanto, a nota máxima da Escola continuará sendo DEZ.

  • Av1 e Av2: Atividades Avaliativas

  1. Ambas valendo 3 pontos.

  2. Sendo que ambas podem ser realizadas em formato definido pelo professor da disciplina (Seminário, Avaliação com consulta, etc.) e poderão ser realizadas em parceria com outra(s) disciplina(s).

  3. Independente do formato das Avaliações, haverá Recuperação no Processo: o professor deverá possibilitar a recuperação da nota, bem como do conteúdo não apreendido, imediatamente após a Avaliação através de atividades, listas de exercícios, pesquisas, estudos paralelos, monitorias, etc.

  • COPEA– Comprometimento com o Processo de Ensino-Aprendizagem

  1. Valendo 2 pontos

  2. Essa parte da nota será aferida através de um processo de auto avaliação individual e coletiva, que será mediada pelo Corpo Docente e a Coordenação Pedagógica.

  • PA – Projeto Anual.

  1. Valendo 3 pontos.

  2. Essa nota avaliará o desempenho do aluno no Projeto Anual Interdisciplinar da Escola. No início do ano, os alunos e professores decidirão em conjunto um tema a ser explorado ao longo do Ano Letivo. As etapas desse projeto serão divididas por trimestres e a cada trimestre os professores avaliarão o desempenho dos alunos gerando uma nota única para todas as disciplinas.

  • Recuperação no Processo

  1. Se o aluno não tiver um desempenho satisfatório na Av1 ou na Av2 ou se for ponderado que poderia ter tido um desempenho ainda melhor do que o obtido, realizará a Recuperação no Processo logo após os resultados de cada Avaliação.

O aluno, conhece primeiro os seus Resultados, depois será a vez dos seus Responsáveis. Perceba a responsabilidade que cada aluno assume diante da sua vida escolar.

  • Espaço Universidade: Espaço reservado para os alunos do Ensino Médio, com atividades diferenciadas, Simulados, Provões, Palestras e Estudos. Seguirá Circular com Informações.

A Coordenação e Corpo Docente, colocam-se a disposição para esclarecimentos e orientações.
Atenciosamente.
Colégio Monte Castelo